A dica desta semana é para quem ama gatos e quer sempre oferecer o melhor para que sejam saudáveis e felizes. Você já deve ter percebido que os gatos não bebem água com aquela vontade com que os cães bebem né? Pois é. Os ancestrais dos gatos viviam basicamente de caça e em lugares com pouco acesso à água. Aí a hidratação deles vinha dos pequenos animais que ingeriam ao longo do dia. Não desenvolveram nem o hábito e nem um aparelho bucal adequado para beber água.
Com a domesticação inseriu-se a ração seca, que tem todos os nutrientes que eles precisam, mas não contém água. Por isto surgiram os problemas urinários, que são muito comuns em felinos tanto por beberem pouca água, quanto por terem rins menos eficientes.
Então, para suprir essa carência, devemos ofertar vários pontos de água pela casa, especialmente por onde eles mais passam, potes grandes e com água fresca, e incrementar a alimentação com saches ou patês, que são os alimentos úmidos.
O sachê é composto por 80% de água e, ao contrário do que se fala por aí, não é cheio de sódio. Num mundo ideal, os gatos deveriam comer só alimentos úmidos, mas como é caro, acaba não sendo possível. Assim, tente dar sachê pelo menos semanalmente, pode adicionar um pouco de água para aumentar o caldinho. E se seu gato não gosta, insista, troque a marca, os sabores, há centenas de tipos no mercado. A oferta de sachê é super importante para a saúde renal. Assim, você evita gasto com veterinário e sofrimento do seu gatinho!
Mande sua dúvida! Toda quarta respondo no Minuto Vet.
Fonte: MD Vet. PatrIcia Vieitez