A dica de hoje é para os gateiros. Tenho atendido muitos pacientes com obstrução urinária. Infelizmente isso é comum em gatos machos e pode se tornar uma condição séria e irreversível, levando inclusive à morte.
Os felinos não têm um sistema urinário eficiente e com a domesticação passaram a comer apenas ração seca, que tem todos os nutrientes que precisam, mas não contém a água necessária para hidratá-los como tinham as presas que eles caçavam na natureza.
Para piorar, eles não têm hábito e nem o aparelho bucal adequado para beber água diretamente, pois na natureza não precisavam.
E por fim, o fato dos gatos serem presas, os fazem ficar frequentemente em estado de alerta, o que eleva o nível de estresse e um pico estressor também pode gerar uma obstrução, o que explicarei na próxima semana.
Para fazer seu gatinho beber água suficiente para a saúde renal você deve espalhar potes de água pela casa toda, grandes de preferência, e também uma fonte. Além disso, é preciso ofertar alimentação úmida, os famosos sachês, diariamente se possível. Não se preocupe porque não contém sódio e é ideal para hidratar o gato.
Fazendo isso você previne obstruções urinárias e desenvolvimento de doenças renais. Semana que vem falarei sobre a obstrução por estresse.
Fonte: M.V. Patricia Vieitez