Notícia

  • 04 julho 2024
  • Geral
Minuto Vet: Passeio proibido antes de terminar protocolo vacinal

Nunca é demais falar sobre as doenças virais que mais acometem os cães: cinomose e parvovirose. Já falei com vocês sobre a importância da vacinação, que é a única forma de prevenir essas doenças que são transmitidas facilmente pelo ambiente onde um cachorro doente esteve ou passou. Essas enfermidades não pegam só em contato direto com animal infectado, por isso são tão facilmente transmissíveis. 

 

Se você adotou um filhote e começou o protocolo vacinal de três doses, não deve levá-lo passear ou deixar que ande nem mesmo pela calçada de casa antes de pelo menos 20 a 30 dias após a última dose. Para garantir que a imunidade seja criada plenamente e o organismo consiga combater uma possível infecção sem risco de adoecer no meio da vacinação. 

 

Mesmo na hora de levar para vacinar, não leve em guia, andando. Leve no colo, para que tenha o menor contato com ambientes potencialmente contaminados, que é o caso de clínicas veterinárias.

 

Depois de vacinado com todas as doses é só alegria: leve passear, se possível, diariamente. Seu cão será muito mais feliz e terá menos problemas de comportamento e de saúde, destruindo muito menos as coisas da casa. 

 

Tem alguma dúvida sobre seu pet? Manda que eu respondo!


Fonte: M.V. Patricia Vieitez
Desenvolvido por Goutnix - Agência Digital.