O recado desta semana é para aquecer os pets. Seja seus ou não. Os animais, assim como nós, sentem frio e perder a temperatura corporal pode adoecê-los e até matá-los se for algo extremo. Eles podem sim, morrer de frio como qualquer ser vivo que não mantenha a temperatura normal.
Então o que podemos e devemos fazer? Para os pets que ficam no pátio devemos providenciar casinhas, se possível em local coberto e mais protegido como uma garagem, área, varanda ou galpão. Assim ficam protegidos do vento e das chuvas. Aquela mantinha, pano velho e até roupa rasgada ajuda a dar conforto e manter o calor.
Se você não tem casinha, mantenha seus animais em local coberto e para proteger da friagem do piso, uma boa opção é cobrir o chão com papelão e colocar uma manta, coberta ou pano por cima. Paletes de madeira também ajudam bastante para isolar a friagem. Tudo isso garante melhor aquecimento.
Roupinhas também ajudam os cães que gostam, inclusive muitos sentem muito frio e precisam mesmo. Já os gatos não gostam de roupas, então não use porque vai estressá-los. Para os felinos basta uma caminha, uma mantinha, num cantinho preferido, às vezes no alto de algum móvel para garantir que se aqueçam com segurança.
Ah, e se você puder, coloque uma casinha na calçada para abrigar os animais errantes, aqueles que perambulam pela cidade, para que consigam se proteger durante uma tempestade ou dias e noites muito geladas. Isso é muito reconfortante para eles.
E por fim, se você não tem pets, mas tiver mantinha, cobertor velho, edredom rasgado ou furado que não usa mais, doe para a AMAA (Associação Melhores Amigos dos Animais), que sempre está precisando para atender os resgatados da cidade.
Fonte: MD Vet. PatrIcia Vieitez