Muita gente não acredita que alguns medicamentos podem matar seu animal de estimação, porque se é remédio é para curar né? Mas não é bem assim. A medicação errada ou a dose errada podem matar. É aquele velho ditado super verdadeiro: a diferença entre remédio e veneno é a dose.
E alguns medicamentos não podem, de jeito nenhum, serem administrados em dose alguma em cães e gatos como paracetamol, o popular tylenol, ibuprofeno, nimesulida, diclofenaco (cataflan), aspirina.
Vira e mexe atendemos animais cujo tutor acha que o remedinho que ele guarda em casa e toma para dor pode resolver o problema. Na verdade, fazendo isso, você piora a situação e aumenta os gastos, pois tirar o animal de uma intoxicação nem sempre é possível. Sem falar na dor que ele sentirá e no risco da família perder seu pet.
Então a dica é: se seu animal apresenta algum problema de saúde, está apático, mudou de comportamento, leve para uma consulta veterinária. Quanto antes for examinado, maior a chance de tratar e ter sucesso no tratamento.
Tem alguma dúvida? Manda para o whatsapp 46 991381621 ou para o insta @patricia_medicaveterinaria que eu respondo na próxima semana.
Fonte: MD Vet. PatrIcia Vieitez