Desde que o mundo é mundo as pessoas acreditam que os gatos precisam ter acesso à rua para serem felizes. Entretanto, depois de muitos estudos e dados comprovando, sabe-se que a rua é a maior fonte de risco de morte do que de motivo para felicidade e bem-estar. Seu gatinho será muito mais feliz e saudável se viver apenas dentro de casa.
Para isso, basta oferecer os recursos como arranhadores, prateleiras e nichos nas paredes, brinquedos, interação diária tutor-gato (carinho, brincadeira, escovação). E a tela nas janelas é o que vai garantir a segurança.
Mas por que não pode deixar o gato dar uma voltinha se ele só fica ali no pátio? Vou dar 5 motivos: atropelamento (o que acontece muito em Realeza), envenenamento, ataque por cães, espancamento por quem não gosta de gato, contaminação por doenças como Felv e FIV, sendo que FIV não tem vacina para proteger. Isso se alguém não “roubar”, pois gato bonito todo mundo quer.
Outra coisa também é certa: se seu gato saiu pra rua e não voltou, algo de muito ruim deve ter acontecido. Na maioria das vezes é porque ele morreu. E te garanto que hora mais, hora menos, ele não fica só no pátio. Conheço gatinhos que foram atropelados há quarteirões de distância de onde moravam. Por isso, como médica veterinária especialista em felinos e bem-estar, recomendo que não deixe seu gato ter acesso à rua. Ele pode ser feliz dentro de casa.
Quer saber alguma coisa sobre pets? Mande sua pergunta que respondo na próxima semana.
Fonte: MD Vet. PatrIcia Vieitez