Uma área de aproximadamente 3 mil metros quadrados, próximo ao Restaurante Universitário do Campus Realeza, será destinada a formação de um pomar. No local, já foram plantadas cerca de 50 mudas, entre as espécies escolhidas estão cultivares frutíferos de cítricos e nativas da Mata Atlântica, bastante populares nos quintais e pomares da região Sul do Brasil.
O plantio está sendo realizado pela Assessoria de Infraestrutura e Gestão Ambiental (ASSINF), seguindo o plano de arborização e a proposta de zoneamento do Campus Realeza. A área recebeu árvores frutíferas, como pitanga, uvaia, cereja-do-rio-grande, butiá, grumixama, laranjeira, ponkan, entre outras. “O pomar será um novo ambiente de convivência, fornecendo alimento e contribuindo para melhorar a qualidade ambiental do Campus”, comentou o biólogo Cássio Batista Marcon, da (ASSINF).
O diretor do Campus Realeza, Marcos Antônio Beal, explicou que a área escolhida para o pomar foi definida e aprovada pelo Conselho de Campus, conforme a Resolução Nº 23/CONSC RE/UFFS/2020. “Este pomar constava no projeto de implantação do Campus Realeza e estaria integrado ao espaço das áreas experimentais, servindo também como local de apoio para as práticas acadêmicas dos cursos de graduação. Porém, nas discussões que realizamos sobre a utilização dos espaços físicos do Campus Realeza, o local foi remanejado, facilitando o acesso e o potencial de uso comunitário do pomar”, lembrou.
Fonte: UFFS CAMPUS REALEZA | FOTO: UFFS/Ariel Tavares