No dia 15 de janeiro foi inaugurada, no centro de Realeza, a Praça Botânica. O novo espaço de convivência foi desenvolvido através de uma iniciativa da prefeitura do município para restaurar a praça que já existia, com o objetivo de resgatar a beleza do lugar que estava sem uso e em uma localização privilegiada da cidade.
A secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Nivea Cristina, conta que a ideia da revitalização surgiu após o sucesso da Vila Lapônia para a programação do Natal. Ela explica que o projeto foi pensado em detalhes, incluindo uma pesquisa sobre as espécies de plantas ideais para aquele ambiente. Durante a execução a prefeitura contou com o apoio da população local para arrecadação de mudas de suculentas, que contribuíram para a decoração do espaço.
A nova praça foi um ambiente pensado para trazer aconchego aos moradores da cidade. Com mesas para piquenique, espreguiçadeiras, e até mesmo uma mini biblioteca, idealizada para os amantes da leitura, além de servir como um incentivo para as crianças que frequentam.
Com um pouco mais de privacidade e segurança, por não ser um espaço totalmente aberto, o formato afetivo e lúdico, traz a experiência em meio a natureza, fazendo com que as pessoas queiram estar ali.
A praça ainda vem recebendo melhorias, atualmente estão sendo colocadas informações sobre os cuidados com as plantas e demais objetos, fazendo com que as crianças aprendam e ajudem a preservar o local.
Outro diferencial da Praça Botânica é a implementação de horários de funcionamento, sendo de segunda a sexta das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 20:00 e aos sábados, domingos e feriados das 8:00 ao 12:00 e das 16:00 às 20:00. A medida torna o local ainda mais seguro, preservado e organizado.
Fonte: Bruna Pelisari / Redação Clube