Trecho da rodovia é o principal acesso à cidade e aos demais municípios do Oeste do Estado
Nessa sexta-feira (2), foram finalizados os serviços de duplicação da rodovia BR-277 em Cascavel, no Oeste do Paraná. Os trabalhos tiveram investimentos de R$ 77,6 milhões, entre a Itaipu Binacional.
Em função do grande número de veículos que passam diariamente pelo trecho, a obra era uma das mais aguardadas da região. A rodovia é a principal via de acesso a Cascavel e aos demais municípios do Oeste do Estado. Além disso, milhares de trabalhadores passam pelo trecho nos horários de pico para acessar as empresas que estão instaladas às margens da rodovia.
De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná, a obra vai atender não só Cascavel, mas todo Paraná, já que boa parte da produção do Estado sai da região Oeste.
Show rural
Segundo o DER, a obra vai facilitar o acesso ao Show Rural Coopavel, uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil. A edição de 2024 acontece a partir desta segunda-feira (5), e os participantes já terão uma circulação mais ágil e ordenada para chegar ao evento, por conta das obras realizadas. A organização da feira espera um público superior a 350 mil pessoas.
Melhorias
Foram duplicados 5,81 quilômetros da rodovia, do km 574+400 ao 580+200, entre o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Ferroeste. Neste trecho também foram construídos dois viadutos: um na altura do km 575,1 e outro no km 580, onde também foi feita uma nova saída para a PR-180, que dá acesso à região Sudoeste do Estado.
“Todos os caminhões que levam cargas até a Ferroeste agora terão um corredor duplicado, prevendo já o aumento das safras e da demanda por logística da região”, afirmou o superintende regional do DER, Charlles Urbano Hostins Júnior.
Em outro trecho, mais próximo da região urbana de Cascavel, foi pavimentada a via marginal à esquerda da pista em uma extensão de 1,56 quilômetro, entre os km 581,7 e 583,3. Esta obra ajuda a separar o trânsito de veículos que apenas estão passando por Cascavel do fluxo que precisa acessar às empresas que ficam às margens da rodovia.
Além disso, as obras atendem ao setor produtivo de todo o Oeste do Estado que escoa suas cargas pela BR-277, rumo a outras regiões do Paraná ou ao Porto de Paranaguá. Diariamente, milhares de toneladas de grãos e proteína animal são transportadas pelo trecho.
Fonte: ESTRADAS.COM.BR | Foto: Divulgação/DER-PR