Em meados de dezembro de 2022, o Governo do Estado anunciou que o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) deveria concluir ainda naquele mês as obras da PR-280, em Palmas, com o pavimento rígido de concreto (whitetopping).
Na ocasião foi informado que restavam apenas 3,2 quilômetros de pista para serem finalizados, e que a liberação total do tráfego estava prevista para essa quinta-feira (5). Nessa data estava previsto o tráfego de veículos nos dois sentidos, sem a necessidade de operação pare-e-siga.
Respondendo pelo escritório Vale do Iguaçu do DER, sediado em Pato Branco, Paulo Roberto Melani comenta que o pavimento de concreto está 100% concluído, contudo ainda há ponto de bloqueio na rodovia em virtude da espera da “cura do concreto (secagem)”. “Estas últimas etapas de concreto ainda estão com barreiras”, afirma ele, avaliando que entre tempo parado e transitando pelo trecho da obra, o condutor fica em média 30 minutos.
Melani afirma ainda que na segunda-feira (9), estes locais devem ser submetidos a testes e estando dentro do padrão, o tráfego em sua totalidade deve ser liberado muito provavelmente no dia seguinte. No entanto, o engenheiro ressalva, que esta programação deve ser seguida, “se não houver nenhum contratempo”.
Em dezembro, o então secretário de Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti afirmou que “a revitalização da PRC-280 é uma demanda de décadas da população e uma das obras mais importantes da nossa gestão. É uma rodovia com tráfego muito pesado de caminhões, e isso obviamente causa um dano significativo ao pavimento. Por isso optamos pela solução em whitetopping, por ser a mais econômica e mais duradoura”.
A obra integra o Avança Paraná, programa do Governo do Estado que utiliza recursos financiados pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal. O investimento é de R$ 107 milhões. Ao todo, são aproximadamente 59 quilômetros de novo pavimento, entre Palmas e BR-153, em um dos principais corredores logísticos da região.
“A aplicação de whitetopping é inédita em rodovias estaduais. A opção do DER do Paraná nesta técnica visa uma vida útil muito maior, com 20 anos de duração, além de um melhor custo-benefício, já que o pavimento atual é aproveitado como base para o novo pavimento rígido de concreto”, explica o diretor-geral do DER/PR, Alexandre Castro Fernandes.
Segunda etapa
Em sendo liberado 100 % do percurso para tráfego, deve iniciar a segunda etapa do processo de recuperação do trecho da PR-280 entre Palmas e o trevo do Horizonte.
Esta nova fase compreende a indicação provisória, mas também a complementação da sinalização horizontal (pinturas no pavimento) e vertical (placas), além da drenagem da pista com a implantação de sarjetas.
Para esta etapa, acredita-se que o serviço esteja concluído em até 60 dias. “Infelizmente as chuvas de outubro prejudicaram a realização das sarjetas”, comenta Melani, falando em um atraso de pelo menos um mês de trabalhos.
Fluxo de veículos
Desde que foram iniciadas as obras na PR-280 não foi realizado um estudo técnico referente a fluxo de veículos, porém Melani afirma que visualmente, não houve uma diminuição do trafego. “O pessoal mesmo com os problemas [estado de conservação da via antes da reforma], mesmo os veículos pesados, que o desvio acaba sendo mais caro, permaneceram formando filas e aguardando o tempo necessário para seguir viagem”, relata o engenheiro, afirmando que o volume de tráfego variou um pouco nos veículos leves, mas que neste período de férias já foi observado o aumento natural de circulação na rodovia.
Outras obras
Melani lembra também que os programas de conservação de rodovias estão em fase de licitação, o que incluiu melhorias em diversas rodovias do Sudoeste e também no restante da PR-280.
“Em 2022 conseguimos dar uma boa adequada na PR-280. Há muito tempo ela não estava tão boa assim”, avalia o engenheiro lembrando que o trecho mais conflituoso que era entre Palmas e o trevo do Horizonte foi melhorado com as obras de concreto, mas também falando em “boas condições de tráfego” no trecho entre Pato Branco e Palmas, com alguns pontos de desconforto ao trafegar porém, sem colocar em risco o usuário da via.
Fonte: Diário do Sudoeste | Foto: DER