Na manhã desta quarta-feira (23), o prefeito Cleber Fontana anunciou o encerramento da intervenção municipal no Hospital São Francisco, que durou seis anos e onze meses. Segundo Fontana, a intervenção foi uma medida necessária em 2017 para manter os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) após os proprietários terem decidido encerrar o serviço. “Na época, fomos obrigados a fazer essa intervenção para garantir a saúde pública, o atendimento da nossa população. Mas sempre dissemos que era uma medida temporária e que a solução real seria a construção de um novo hospital”, afirmou.
Com o novo Hospital Intermunicipal Dr. Aryzone Mendes de Araújo pronto e previsto para começar os atendimentos em dezembro, o processo de transição do SUS para a nova estrutura será gradual. O prefeito destacou a expectativa pela inauguração completa, comentando que “acreditamos que, em dezembro, já deve nascer o primeiro beltronense no novo hospital”.
Além disso, Fontana ressaltou que o Instituto Santé, responsável pela administração do novo hospital, está em conversas com os proprietários do Hospital São Francisco para uma possível manutenção de alguns serviços privados. “Quanto mais leitos e equipes de saúde tivermos, melhor para a nossa população”, acrescentou.
Hospital entregue com saldo positivo
Ao encerrar a intervenção, o prefeito destacou que o hospital será devolvido aos proprietários com uma reserva de aproximadamente R$ 24 milhões. “No início, foi muito difícil; o hospital estava com recursos zerados e déficit orçamentário. Agradeço a toda a equipe que trabalhou para que hoje entregássemos o hospital com saldo positivo”, disse, referindo-se à atuação dos gestores e funcionários durante o período de intervenção.
Durante a intervenção, o hospital realizou mais de 132 mil atendimentos ambulatoriais, 39 mil internações e 12 mil procedimentos eletivos. “Foi uma grande missão, com uma equipe dedicada em trazer saúde para a população, e agora iniciamos essa fase de transição”, completou Fontana.
Atendimentos garantidos
Até que o novo hospital assuma todos os serviços do SUS, os atendimentos no Hospital São Francisco seguirão normalmente. “Em momento nenhum o hospital vai ficar sem atender. Apenas a administração mudará para os proprietários, e o novo hospital começará a assumir gradativamente os atendimentos do SUS”, finalizou o prefeito.
Fonte: Grupo RBJ / Foto: Grupo RBJ