A queda de um meteoro foi captada por uma estação de monitoramento em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, na noite de segunda-feira (4), de acordo com o colaborador da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), Marcelo Zurita. Veja vídeo acima.
O fenômeno pode ser visto também em Monte Castelo, em Santa Catarina.
Segundo o pesquisador, o meteoro tinha o tamanho de uma laranja e foi totalmente consumido ao atingir a atmosfera (entenda efeito mais abaixo). Zurita acredita que o rastro luminoso tenha chegado ao Paraguai.
"Pela luminosidade, a gente perde a noção da distância, parece que ele caiu logo ali, na casa do vizinho, mas na verdade ele foi muito distante e muito alto na atmosfera ainda, provavelmente lá no meio do Paraguai."
De acordo com ele, o fenômeno que é comum se trata de fragmento de rochas espaciais, que adquirem luminosidade ao cruzar a atmosfera e se chocar com gases presentes nela.
"O meteoro ocorre quando o fragmento de uma rocha espacial atinge a atmosfera da Terra em alta velocidade. Devido a esse fator, ele comprime o ar atmosférico a sua frente e isso faz com que ocorra uma bola de plasma no entorno dessa rocha espacial. O plasma é o gás aquecido e ionizado," explica Zurita.
Fonte: G1 Paraná / Vídeo:Climaaovivo.com.br