No último final de semana, o CTG Sinuelo da Saudade esteve presente na 33ª edição da Festival Paranaense de Artes de Tradições (FEPART), com participação nas categorias de danças tradicionais (mirim, juvenil e adulta), sob a orientação técnica do Instrutor Jeandro Barrios. O CTG também teve representantes nas modalidades de danças de salão, declamação, causo e no concurso de pesquisa histórica, demonstrando a diversidade e o talento de seus integrantes.
Na competição, o CTG conquistou sete premiações. O grupo mirim obteve o 5º lugar na categoria Danças Tradicionais A, enquanto o grupo adulto foi consagrado campeão na categoria de Danças Tradicionais B e também recebeu o prêmio de Melhor Coreografia de Entrada.
Nas modalidades individuais, o peão veterano Luiz Henrique Titão conquistou o 3º lugar na categoria Declamação. A prenda adulta Maria Luiza Titão se destacou com o 1º lugar no Causo de Galpão Adulto e o 3º lugar na Declamação Adulta. Os dois vão representar o MTG/PR e o CTG no Nacional que ocorre no mês de julho de 2025.
No concurso Cultural de pesquisa histórica, as prendas Katia Titão, Maria Luiza Titão e Maíra Muller conquistaram o 1º lugar com a pesquisa intitulada "LEGADO E TRADIÇÃO: Os 50 Anos do CTG Sinuelo da Saudade em Realeza", um trabalho que não apenas resgatou a história das paredes do nosso galpão, mas, sobretudo, reviveu a alma de nossa entidade.
Essas conquistas encerram um ano de intenso trabalho e dedicação, refletindo o empenho de todos os membros do CTG, da Patronagem, do instrutor Jeandro Barrios, sem esquecer das Diretorias Artística e Cultural e de todos os envolvidos no movimento tradicionalista.
Para 2025, o CTG Sinuelo da Saudade almeja ainda mais conquistas, mas, acima de tudo, continuará seu compromisso com o fortalecimento das tradições, buscando inspirar novas gerações a vivenciar e a valorizar a cultura gaúcha em sua essência.
Fonte: CTG Sinuelo da Saudade / Foto: CTG Sinuelo da Saudade