Nesta segunda-feira (22) acontece a 2° Caminhada do Meio-Dia, uma ação promovida pelo estado do Paraná em prol do combate ao feminicídio. Em Realeza, a concentração acontece na Praça Coberta às 13h.
A campanha busca envolver órgãos públicos, entidades, associações, lideranças políticas e sociedade civil organizada, para que dialoguem sobre a necessidade de interromper o ciclo da violência doméstica e evitar feminicídios.
Instituída pela Lei estadual nº 19.873/2019, da deputada Cristina Silvestri (PSDB), a data de 22 de julho foi escolhida como o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio em referência à morte da advogada Tatiane Spitzner, de Guarapuava. Aos 29 anos, em 2018, Tatiane foi morta e jogada da sacada do prédio onde morava com o marido, Luis Manvailer, conforme concluiu o julgamento que o condenou a mais de 30 anos de prisão pelo crime.
Segundo o levantamento da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp), o número de mulheres vítimas de feminicídio aumentou 59% no Paraná em um ano. Foram 35 ocorrências de janeiro a abril de 2024. No mesmo período no ano passado, a quantidade de vítimas chegou a 22.
As outras estatísticas envolvendo a população feminina também tiveram aumento em 12 meses. Os casos de violência contra mulher, por exemplo, subiram 5%, já de violência doméstica quase 11%.
Fonte: Redação Clube/ALEP / Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília