Notícia

  • 25 agosto 2023
  • Realeza
Realeza participa de curso de simplificação e desburocratização promovido pelo La Frontera

Curso foi realizado através da Câmara Temática de Simplificação do La Frontera, em parceria com o programa Cidade Empreendedora e Sebrae.

 

A Câmara Temática de Simplificação do Comitê Territorial La Frontera propiciou, aos integrantes do Comitê, um curso de Simplificação e Desburocratização.


O curso tratou de temas como a importância da consulta prévia automatizada, do tempo médio de abertura de empresas e sobre a Lei de Liberdade Econômica.


A capacitação, realizada de forma online, teve a parceria do Programa Cidade Empreendedora e do Sebrae e foi coordenada pela consultora do Sebrae, Ivanes Mattos, de Curitiba.


.
O conteúdo mostrou que para fomentar os pequenos negócios no Brasil, existem diversos instrumentos, criados e garantidos por lei, que têm como foco apoiar e impulsionar MEIs, pequenas empresas e empresas de pequeno porte.


O CURSO ABORDOU OS SEGUINTES CONTEÚDOS


AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE APOIO AOS MEIS E MICRO E PEQUENAS EMPRESAS SÃOSimplificação e desburocratização; facilidades para acesso ao mercado, ao crédito e à justiça; fomento às compras governamentais; e estímulo para inovação e exportação.


LEI GERAL


Que tem como principal objetivo desburocratizar processos e proporcionar um tratamento diferenciado aos micro e pequenos negócios.


Redução da informalidade na economia; maior probabilidade de sucesso ao cidadão empreendedor; criação de empregos formais; crescimento econômico e aumento da produtividade aliada ao desenvolvimento sustentável.


A Lei Geral determina que cabe à administração pública federal, estadual e municipal desburocratizar, padronizar e agilizar a abertura, o fechamento e a alteração cadastral dos pequenos empreendimentos empresariais, dando aos pequenos negócios tratamento diferenciado e favorecido. (Fonte: Sebrae)


LEI Nº 11.598/07


Que cria a Rede Nacional para a simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM), integrada pela União, estados e municípios, com objetivos de: permitir a abertura de negócios de forma simplificada; encurtar o tempo e o custo para o seu registro e a sua legalização, reduzindo a burocracia.


A Rede veio para criar um ambiente favorável ao empreendedorismo, à competitividade dos negócios e ao desenvolvimento econômico.


CGSIM - Comitê para gestão da rede nacional para a simplificação do registro e da legalização de empresas e negócios.


DECLARAÇÃO DE DIREITOS DE LIBERDADE ECONÔMICA – LEI 13.874/2019


LEI FEDERAL Nº 14.195/21, que dispõe sobre a facilitação para abertura de empresas.


EMPRESA FÁCIL


Sistema on-line para abertura, alteração cadastral e encerramento de inscrição de empresa junto ao Cadastro Municipal, que está totalmente integrado com o Via Rápido Empresa, Rede SIM, Sistema de Licenciamento (SIL) e Sistema Tributário em uso no município.


O curso também abordou o perfil empresarial de Barracão e Santo Antônio do Sudoeste.


BENEFÍCIOS PARA OS MUNICÍPIOS


Otimização de recursos para o processo de abertura, manutenção e baixa de empresas; padronização da legislação tributária municipal, automatização e melhoria dos processos; apoio e racionalização às ações de fiscalização; Redução do tempo de formalização; formulário digital único e melhoria do ambiente de negócios municipal.


POR ONDE COMEÇAR


Identificar os atores locais; organizar comitê de análise; mapear e redesenhar processos; diagnóstico dos processos versus legislação e gargalos; revisar legislação; classificar riscos; otimizar processos de simplificação; disponibilizar as informações à legalização de empresas e otimizar e aperfeiçoar a fiscalização.


Fonte: Comunicação La Frotera / Ascoagrin | IMAGEM: Comunicação La Frotera / Ascoagrin
Desenvolvido por Goutnix - Agência Digital.