A 8° encenação da Paixão de Cristo acontece nesta sexta-feira (29) no Ginásio Municipal de Realeza às 19:30. O espetáculo que antecede a Páscoa, recria a história de Jesus Cristo e é um dos momentos mais importantes do calendário cristão.
Em Realeza as apresentações começaram a mais de 10 anos atrás, nas primeiras edições eram feitas caminhadas e as estações eram em cima de caminhões. Com o aumento da participação do público e por melhor comodidade dos espectadores a encenação passou a ser feita em cima de um único palco, e neste ano chega a 8° edição. O evento, que já chegou a receber mais de 2 mil pessoas, ganhou espaço no calendário municipal e é tradicional entre a comunidade católica.
Diante das expectativas do público, os trabalhos de definição de elenco e ensaios começaram no final de 2023. Os atores são pessoas do município, que fazem parte de grupos de jovens, movimentos e pastorais.
Claiton Farias, diretor do Conselho Jovem, explica que inicialmente os figurinos e cenários eram improvisados com o que cada um poderia trazer de casa. Com o tempo, o Conselho Jovem e Conselho Administrativo mandou fazer figurinos que são usados tanto na apresentação da Paixão de Cristo quanto em outros momentos que há necessidade.
A comunidade tem papel importante na organização, o grupo conta com apoio da população para algumas demandas com cenários, além de costureiras que ajudam com ajustes dos figurinos e novas confecções.
A equipe de organização e direção está ansiosa e feliz com a dedicação do grupo para que a encenação ocorra da melhor forma possível. “O público pode esperar um momento de reflexão e fé, uma jornada de sacrifício, amor e redenção de Jesus Cristo. Que esta encenação possa conduzir à contemplação e renovação espiritual.” finaliza Claiton.
Fonte: Bruna Pelisari - Redação Clube / Foto: Arquivo Pessoal