Foi na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná desta terça-feira (31) que o deputado Reichembach (PSD) apresentou o documento elaborado após a audiência pública “Crise do Leite: em defesa dos produtores”, realizada dia 10 de outubro, na Alep.
Nesta manhã, o parlamentar usou a tribuna para destacar sugestões citados no documento, como: a suspensão da importação do leite via Mercosul por oito meses; a prorrogação de financiamentos de custeio agropecuário, dos financiamentos de investimentos via bancos públicos privados e cooperativas de crédito; a inclusão do leite em todos os programas sociais do Governo Federal e Estadual; e a fiscalização mais efetiva, em todo o território nacional, da reidratação do leite em pó.
O documento apresenta outras sugestões com o objetivo de amenizar a situação dramática da cadeia produtiva do leite. A queda do preço do produto pago aos produtores, os custos elevados de produção e, principalmente, a importação de leite em pó são alguns fatores que desencadearam a crise do leite no país. Reichembach defende que Brasil precisa proteger a atividade do leite. “O momento é grave e precisamos agir com rapidez e união, pois é uma pauta de todos!”, afirma. Já finalizado, o documento será encaminhado para entidades do setor leiteiro, para os Governos Federal e Estadual, a exemplo do Ministério da Agricultura, Mapa e Conab.
Sobre a audiência
O evento foi organizado pela Frente Parlamentar de Apoio à Cadeia Produtiva do Leite, coordenada pelo deputado Reichembach e pelos deputados Anibelli Neto (MDB), presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento Rural e Luciana Rafagnin (PT), líder do Bloco da Agricultura Familiar. Na ocasião, representantes dos governos federal e estadual somaram-se a produtores e lideranças do mercado leiteiro de todo o Estado, lotando o Plenarinho da Alep. “Foi uma das audiências mais prestigiadas, o que representa a força do segmento e a importância deste tema”, disse Reichembach.
Cadeia mais importante!
O Paraná é o segundo maior produtor de leite do Brasil, com mais de quatro bilhões de litros. Além disso, o segmento representa a cadeia produtiva mais importante para os agricultores familiares do Estado. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de leite, com mais de 34 bilhões de litros por ano.
Fonte: Assessoria ALEP