O avanço de uma frente fria vai aumentar as condições de chuva no Sul do Brasil ao longo desta semana. Há condições para temporais em áreas dos três estados.
A segunda-feira ainda vai ser um dia de bastante sol na Região Sul do Brasil. As temperaturas seguem altas e a sensação é de calor. As pancadas de chuva retornam a partir da tarde de forma isolada, mas já pode chover com moderada a forte intensidade e com raios no leste gaúcho, centro-norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no centro-sul e leste do Paraná. As três capitais já podem ter chuva na segunda.
Apenas as áreas de fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e o norte e noroeste do Paraná que ainda seguem mais secos.
Frente fria avança
Na terça-feira a intensificação de sistemas de baixa pressão atmosférica e o avanço de uma nova frente fria, vão reforçar a instabilidade no Rio Grande do Sul. A tendência é de um dia com mais nebulosidade e com chuva a qualquer hora no estado. Há risco para temporais, com raios e rajadas de vento. À noite a chuva a chuva chega forte também no sul e oeste de Santa Catarina.
As demais áreas do Sul continuam com sol e pancadas isoladas de chuva entre a tarde e à noite.
Chuva se espalha mais
Na quarta-feira a frente fria avança mais pela Região e provoca chuva forte e volumosa no Planalto e Serra do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. Tem risco para temporais em todas as áreas, mas principalmente no centro-leste de Santa Catarina, incluindo capital e o Vale do Itajaí, que os maiores volumes são previstos.
Nas demais áreas do Rio Grande do Sul, no centro-sul do estado, ainda pode chover em alguns pontos, mas a chuva já diminui bastante.
Entre quinta e sexta-feira a tendência é de céu mais nublado e chuva frequente no litoral do Paraná e no Vale do Itajaí. Essas áreas devem acumular os maiores volumes no decorrer desta semana.
Queda de temperatura
Além disso, a previsão indica diminuição de temperatura no fim da semana na Região. Não há previsão de frio intenso, mas o calor tende a diminuir. As madrugadas devem ser marcadas por sensação de um pouco de frio a partir de quinta-feira, principalmente nas áreas de fronteira com o Uruguai, e nas regiões de planalto e serra.
Fonte: Assessoria Climatempo