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  • 16 setembro 2024
  • Paraná
Samu 192 disponibiliza aplicativo para facilitar e agilizar atendimento aos usuários

Samu 192 disponibiliza aplicativo para facilitar e agilizar atendimento aos usuários.

 

Devido à instabilidade da operadora de telefonia fixa responsável pelo circuito do 192 nos últimos anos, à programação incorreta do encaminhamento do tridígito 192 pelas operadoras e aos problemas cada vez mais constantes de sinal com as operadoras móveis. A SEG Tecnologia, em meados de 2023, iniciou o desenvolvimento do seu próprio aplicativo para acionamento do SAMU, alcançando uma versão estável em agosto de 2024. O aplicativo, denominado Ligue 192 VoIP, trafega todas as chamadas totalmente via internet e já está disponível para download nas plataformas Android e iOS.

 

O funcionamento do aplicativo é simples:

O usuário poderá cadastrar um município de origem para realizar a chamada ou utilizar o GPS para capturar sua localização atual, encaminhando a chamada para a Central de Regulação que atende o município em que ele se encontra. Com ampla divulgação, o aplicativo pode ser especialmente útil para usuários do 192 em zonas rurais, áreas com sinal móvel instável, locais com quedas constantes na central de comutação da operadora no município e principalmente durante problemas no circuito do 192, que podem levar horas para serem restabelecidos.

 

O aplicativo já está disponível em 735 municípios do estado de Minas Gerais e nos 42 municípios do Paraná. Caso o usuário esteja em uma área sem cobertura do aplicativo, ele mostrará o município mais próximo atendido, isso é particularmente relevante para regiões onde há limites geográficos no mapa, mas em que o Consórcio possa realizar o atendimento, como em casos de limites de municípios. É importante ressaltar que apenas os municípios atendidos pelos Consórcios clientes da SEG estarão disponíveis para cadastro.

 

Pontos importantes do funcionamento do aplicativo:

No momento do cadastro, o usuário receberá uma mensagem SMS, contendo um código de validação para confirmar o número de telefone cadastrado. Isso requer que o usuário possua sinal da operadora móvel no momento do registro. A validação é crucial para garantir que o número de telefone inserido no cadastro seja real e de propriedade do usuário. Isso é extremamente importante para reduzir a incidência de trotes, já que, com a confirmação do número e a informação do posicionamento GPS ao realizar a chamada, será possível identificar e desestimular usuários mal-intencionados. O ideal é que o aplicativo seja considerado essencial e instalado antecipadamente, para que dessa forma, a população esteja preparada para usá-lo quando necessário.

 

Em um primeiro momento, o aplicativo permitirá apenas a realização de chamadas para o SAMU. No entanto, futuramente, o objetivo é desenvolver a funcionalidade de recepção de chamadas, o que permitirá que a Central de Regulação também entre em contato com o usuário pelo aplicativo, utilizando seu telefone de mesa. Além disso, se o usuário optar por "Usar GPS" no aplicativo, a Central poderá capturar sua localização em tempo real.

 

Para o usuário realizar chamadas, o status do aplicativo deve indicar "Conectado", o que significa que o usuário possui conexão com a internet no momento. Se o status estiver "Desconectado", o usuário precisará se conectar a uma rede com acesso à internet.


Fonte: Repórter Islan Roque/Portal Educadora com informações do Samu 192
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