Após algumas solicitações de nossos ouvintes com relação a falta de agua em alguns bairros da cidade, a reportagem da Rádio Clube, procurou informações junto a administração Municipal, que destacou que esteve em contato com a Sanepar local e regional; Em nota a Sanepar esclareceu a situação e as providencias que estão sendo tomadas.
Sobre os problemas registrados no sistema de abastecimento de Realeza, a Sanepar informa que quando ocorre muita chuva há arraste de sujeira (galhos e folhas) para a área de captação, o que compromete os equipamentos de bombeamento na unidade.
Para solucionar isso, a Sanepar adquiriu novos equipamentos que estão sendo instalados até quinta-feira (13), como: sistema automatizado para, em qualquer eventualidade de parada do conjunto moto bomba da captação do Rio Sarandi, o segundo seja acionado imediatamente, reduzindo os impactos de possível falta de água no sistema e a instalação de um terceiro conjunto como medida de segurança.
As equipes fizeram ainda nesta quarta-feira (12) a limpeza dos crivos das bombas e o desassoreamento no fundo da barragem da captação para melhorar o fluxo da água.
Novos investimentos – No cronograma de obras estão previstos investimentos para ampliação da estação de tratamento de água da cidade e para uma nova captação de água no Rio Sarandi. As obras vão ampliar em aproximadamente 50% a capacidade de produção e distribuição de água na cidade. Esses investimentos estão previstos para 2024/2025.
Fonte: Assessoria Sanepar / Foto: Divulgação