Setembro inicia com temperaturas mais elevadas no Sul do país, em especial nesta sexta-feira, primeiro dia do mês. No entanto, já há indicativo de mudanças no tempo em relação à chuva, segundo a Climatempo. Após um período de estabilidade, o padrão de circulação atmosférica se modifica e favorece a formação de nuvens muito carregadas no interior da região.
A combinação da atuação de um cavado em níveis médios, o fluxo contínuo de umidade em baixos níveis, aproximação de frente fria e o desenvolvimento de uma área de baixa pressão sobre o continente vão estimular o desenvolvimento de nuvens de chuva entre esta sexta e durante todo o final de semana, informa boletim da Climatempo.
O risco é de temporais na metade oeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná.
As pancadas de chuva começam na manhã de sexta-feira sobre Uruguaiana e Santa Rosa, no Estado gaúcho, chegando à noite na Grande Porto Alegre.
Veja como fica o tempo na sua cidade e propriedade
Durante o fim de semana, a chuva é prevista para todas as áreas dos três Estados do Sul e há condições de chuva torrencial, com a ocorrência de tempestades/chuva volumosa na maioria das áreas.
Segundo o SIMEPAR, no sábado o tempo volta a ficar instável em todo o Paraná. Ingresso de calor e umidade desde o Norte do Brasil favorece o desenvolvimento de várias áreas e linhas de instabilidade, que gradualmente se deslocam pelo Estado.
Risco elevado para ocorrência de tempestades (chuvas, descargas atmosféricas, ventos fortes e até mesmo granizo). Na RMC e nas praias chove preferencialmente a partir da tarde, mas nos demais setores as precipitações ocorrem a qualquer hora do dia.
Em Realeza, o final de semana promete ser com muita chuva, o SIMEPAR aponta cerca de 55mm de precipitação para o sábado e no domingo podendo chegar a 60mm de acumulado de chuva. E temperaturas variando entre 19°C e 26°C.
Tendência para o mês
Setembro já é naturalmente mais quente e, por causa do El Niño, o mês pode ter períodos tão ou mais quentes dos registrados em agosto.
Estados do Sul, São Paulo, o Sul de Minas e o Estado do Rio De Janeiro vão sentir uma brusca queda da temperatura no começo da próxima semana, entre os dias 4 e 5 de setembro por causa das mudanças no tempo provocadas pela passagem de uma frente fria.
Fonte: Globo Rural / Simepar com Redação