Pesquisa anual da Confederação nacional dos Transportes sobre as principais rodovias do País apontou que apenas dois trechos de estradas na região Sudoeste estão em boas condições. Trata-se da BR-373 (entre o Rio Iguaçu e o trevo de acesso a Chopinzinho) e a BR-158 (entre Coronel Vivida e Pato branco. Juntos, estes trechos somam cerca de 50 km.
O levantamento pesquisou outras rodovias da região, como o Corredor Sudoeste (PR-280); a BR-163, na egião de fronteira; e o trecho que passa por Saudade do Iguaçu (PR-158). Boa parte desses trajetos foi avaliada como regular ou ruim pela metodologia da pesquisa. Próximo a Chopinzinho e Santo Antônio do Sudoeste, parte da estrada está em condições ruins.
Para a pesquisa, a CNT adota um método de coleta abordando normas nacionais e internacionais. Neste ano, 20 equipes de pesquisa percorreram mais de 11 mil km em todo o Brasil, avaliando a sinalização, estado do pavimento e a geometria das vias. Chama atenção que no Oeste catarinense, de modo geral, a avaliação é de estradas piores que na região Sudoeste do Paraná.
Fonte: JORNAL DE BELTRÃO | FOTO: REPRODUÇÃO / JORNAL DE BELTRÃO