Com objetivo de valorizar as conquistas femininas, mas também alertar sobre os problemas de gênero, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza promove o evento "Mulhere-se", em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março. Serão realizadas três rodas de conversa on-line, transmitidas pelo Canal PRACTICE UFFS LIVES, no YouTube.
Os debates buscam promover reflexão sobre inclusão social, autoestima, violência doméstica e saúde mental da mulher, bem como o feminismo como linha de pesquisa e temática de projetos de extensão, arte e cultura no meio acadêmico.
A primeira roda de conversa será na sexta-feira (5), a partir das 19 horas, quando será discutida a temática “Violência doméstica e saúde mental da mulher”, tendo como convidados a delegada da Delegacia da Mulher de Francisco Beltrão, Emanuelle Carolina Baggio, o especialista clínico em psicologia e perito judicial José Ricardo Furquim e a advogada Gabriela Moschen Marins de Azevedo Machado, presidente do Conselho da Comunidade da Comarca de Realeza e integrante do grupo de apoio contra a violência doméstica “Renascer”.
"O evento é aberto à comunidade acadêmica e à comunidade geral, e queremos ressaltar a importância de refletir e discutir sobre essas questões sociais que envolvem a todos e são essenciais para a formação humana”, explicou a professora Cassiani Gotâma Tasca, coordenadora adjunta de Cultura e também coordenadora do evento. Ainda, segundo a professora, os interessados em participar poderão confirmar a inscrição no momento do evento para a emissão de certificados.
No dia 18 de março, às 19 horas, será realizada a segunda roda de conversa sobre “Fotografia como ferramenta de resgate do amor próprio e inclusão social da mulher”. A fotógrafa Sharlene Melanie fala sobre o Projeto Enamore-se, que desenvolve em parceria com a cantora Péda (Andressa Oliveira Silva), no qual buscam valorizar a imagem feminina, um trabalho sobre autoestima e inclusão social. Para compor a roda, a fotógrafa Elaine Theodoro apresenta o Projeto "Todos pela Vida" que retrata o espírito feminino, buscando o desenvolvimento do amor próprio.
A terceira e última roda de conversa será no dia 24 de março, também às 19 horas, e discutirá “Feminismo como temática de pesquisa, arte e cultura no meio acadêmico”. São convidadas para o debate Simone Pinheiro Achre (pedagoga e aluna egressa do curso de Letras UFFS), que apresenta a pesquisa “Feminismo interseccional de Maria Lacerda de Moura e Patrícia Galvão”, tese a ser defendida no Programa de Pós-Graduação em Letras da Unioeste – Campus Cascavel; a mestranda Lidiane Cossetin Alves com a pesquisa “Canções femininas na América Latina: um feminismo unido pela participação de todas”, dissertação de Mestrado a ser defendida no mesmo programa. Além disso, a professora do curso de Letras da UFFS – Campus Realeza Ana Carolina Teixeira Pinto e suas orientandas falam sobre projetos de pesquisa, extensão e cultura relacionados ao feminismo e a valorização da mulher na arte que vêm sendo desenvolvidos no campus.
A organização do evento conta ainda com a participação de membros do Conselho de Extensão e Cultura (CAEC) do Campus Realeza, do Programa de Cultura "Produtora Cultural Joaninha ou o que é?", Centro Acadêmico do curso de Letras e aluna voluntária do curso de Nutrição.
Fonte: Assessoria UFFS